Home - Blog
REDU??O DE PERDAS

REDU??O DE PERDAS

Melhore seus processos, elimine desperdícios e evite ao máximo demitir. Um dos maiores entraves para o desenvolvimento do Brasil está na ineficiência e burocracia de nossas organizações. Vivenciamos uma cultura de falta de planejamento, atrasos e desperdícios que parece estar presente em todo tipo de atividade econômica.

A busca por Eficiência, Qualidade e Produtividade nas operações ainda é um grande desafio para a gestão. Nesse contexto, é preciso encontrar novas formas de gerir, conforme a realidade do século XXI, na qual clientes são mais informados e exigentes, há maior competição e incerteza nas operações, o capital intelectual é cada vez mais valorizado, as tecnologias digitais revolucionam os negócios e a alta carga tributária imposta pelo governo atrapalha e muito os negócios. 

Processos é a melhor forma de entender, transformar e gerir uma organização com vistas a uma maior eficiência e produtividade. Por meio de processos, enxergamos como o trabalho é executado visando à entrega de melhores produtos e serviços para os clientes. Processos nos possibilitam, portanto, identificar os problemas nos ‘espaços em branco’ de uma organização que prejudicam seu desempenho e impactam negativamente em seus clientes.

Uma maneira para melhorar não só seu processo, mas também a qualidade do seu produto, é eliminar seus desperdícios. Remover e eliminar seus desperdícios pode gerar diversos benefícios como: maior lucro, maior satisfação dos clientes, melhor qualidade e melhor competitividade do seu negócio. Eliminar desperdício e reduzir custos com inteligência, é uma forma de sobreviver à crise e crescer de forma sustentável. Vamos tentar entender os 7 desperdícios descritos por Ohno:

1.    Talento

A oitava perda é talento – desperdício de conhecimento. Este é o desperdício de conhecimento intelectual e habilidades de pessoas que não são bem aproveitadas. Os colaboradores algumas vezes são tratados como robôs, são programados para fazer uma determinada tarefa. Incentivar o intelectual humano é uma das estratégicas de motivação pessoal. É papel do gestor identificar as atividades mais propicias para cada trabalhador.

2.    Estoque

Produtos ou serviços são feitos para serem consumidos. É assim que as empresas atendem seus clientes para ser rentável. Se o que for produzido não for consumido, temos estoque. O custo financeiro de capital parado é o desperdício mais evidente. O estoque esconde outros vários problemas, por exemplo, identificar a detecção dos defeitos, gerando retrabalhos em grandes lotes.

3.    Movimentação

Movimentos de pessoas sem necessidades também são desperdícios, consomem tempo que não está sendo utilizado para criar valor. O ideal é utilizar o tempo do trabalhador para criar valor. Por exemplo, procurar ferramenta dentro de uma fábrica é perda de tempo. Postos de trabalhos distantes, layouts que comportam enormes estoques, exigindo que as pessoas caminhem muito, várias vezes, chegando a caminhar quilômetros durante o dia.

4.    Espera

O propósito do sistema Lean é processo com fluxo contínuo. Realizando entrega rapidamente, sem interrupção. Esse desperdício ocorre quando alguém ou equipamento deveria estar produzindo não está fazendo nada. Máquinas paradas, pessoas paradas, isso tudo é uma grande ineficiência. Um dos principais motivos é a instabilidade e o desbalanceamento entre etapas, que fazem com que ocorra o “corre-para” ao longo de toda a cadeia.

5.    Transporte

Quando se atua com logística sabe o trabalho e o custo que se tem para movimentar materiais na organização. Por exemplo, há movimentações de matérias-primas dentro de uma fábrica sem necessidade, fluxos inacabados devido ao seu layout, estoques intermediários e distantes e esquemas de abastecimento ineficiente.

6.    Defeitos

O ideal em um processo produtivo é produzir certo na primeira vez. O sétimo desperdício identificado por Ohno é um dos mais que ocorrem dentro das organizações tradicionais: tempo, recursos para refazer, corrigir ou retrabalhar o que foi feito de forma errada. 

7.    Processamento desnecessário

Ações que não precisariam ser realizadas ou produzir algo sem necessidade. Mesmo que fossem eliminadas não fariam a menor falta. Pessoas conferindo coisas que já foram conferidas anteriormente. Ou processos que faziam sentido em determinadas situações, mas foram mantidas mesmo tendo sido mudadas as condições. Ou tratamentos estéticos em partes não visíveis.

8.    Superprodução

É quando a empresa produz mais do que precisa para atender o cliente. Deve produzir exatamente, nem mais nem menos, o que o processo seguinte solicita, de forma para atender a demanda real. Produzir mais que a demanda ou ritmo maior do que necessário gera estoques, deslocamentos, etc. consumindo capacidade desnecessária.