Home - Blog
OEE: aumente os ganhos e reduza seus custos

OEE: aumente os ganhos e reduza seus custos

Atualmente as empresas trabalham para ser eficiente com resultados e menor custo. Para alcançar esse objetivo é necessário medir. Ter um sistema para coleta de dados que consiga ilustrar a real atividade da empresa. Dados que existem, devem ser analisados para ter métricas ou indicadores para permitir acompanhamento da atividade da empresa.

 As empresas têm um grande número de indicadores para acompanhar o seu sistema de gestão. Porém, quando falamos em eficiência global dos equipamentos, o indicador escolhido é OEE (Overall Equipment Effectiveness). O OEE é prático, simples e facilita o acompanhamento dos processos produtivos da organização. A sua fórmula nos permite a quantificar as fontes de ineficiência nos processos. O OEE tem como objetivo responder a três perguntas importantes: com que frequência os equipamentos ficam disponíveis para operar? Com qual velocidade estou produzindo? Quantos produtos foram produzidos e não geraram refugo?

A resposta para essas três perguntas nos fornece uma visão geral da operação de qualquer tipo de negócio. Dessa forma, o OEE é considerado tão importante para indústria.

Compreendendo o OEE

A maneira mais simples de mensurar a eficiência da empresa é fazer o cálculo do índice do OEE. Este índice é uma métrica percentual que representa como estão as melhores práticas da empresa e leva em consideração 3 importantes variáveis de produtividade: a disponibilidade dos equipamentos para produção, a qualidade do que é produzido e a performance.

Inicia-se pelo tempo disponível total, do qual subtrai as paradas planejadas (refeições, reuniões, manutenção preventiva programada), obtendo o tempo operacional disponível. O índice de performance representa a porcentagem da velocidade de produção com relação a velocidade nominal, ou seja, velocidade de produção atual em relação a velocidade com que o equipamento produziu e foi projetado para tal, o resultado é o tempo real de operação. Por fim, retira-se o produto rejeitado e obtém o tempo útil real da linha.

Calculando o OEE - Overall Equipment Effectiveness

Partindo da fórmula principal:

           OEE = Disponibilidade x Performance x Qualidade 

Para um melhor entendimento, o indicador é calculado em três fatores individualmente, possibilitando assim o foco da ação.

1.Disponibilidade = tempo programado / tempo operacional disponível;

2.Performance = produção real / produção teórica

3.Qualidade = quantidade de peças boas / quantidade de peças boas + ruins

Para entender melhor como aplicar, iremos simular uma máquina de corte que opera em um turno de trabalho de 8 horas com um único produto.

DISPONIBILIDADE:

Considerando um turno de trabalho em minutos, temos: 8 horas X 60 minutos = 480 minutos de tempo total. Considerando que a maquina de corte teve as seguintes paradas:

  • Manutenção mecânica – 45 minutos;
  • Falta de matéria prima – 35 minutos;
  • Falta de operador – 60 min.

Assim temos um tempo produzido de 480 – 45 – 35 – 60 = 340

Índice de disponibilidade = (tempo produzido / tempo programado) X 100, ou (340/480) X 100 = 70,83%

PERFORMANCE:

Considerando que a máquina corte 38 peças por minuto em um tempo produzido de 340 minutos, temos uma produção teórica de 12.920 peças. Neste dia a produção real da máquina de corte em questão foi de 10.920 peças.

Índice de performance = (produção real / produção teórica) X 100, ou (10920/12920)X 100 = 84,52%.

QUALIDADE:

Considerando que a máquina tenha produzido 158 peças ruins de um total de 10.920 peças.

Índice de qualidade = ( produção de peças boas / produção de peças boas + ruins) X 100, ou ( 10.762 / 10.762 +158) X 100 = 98,55%

Calculando o OEE - Overall Equipment Effectiveness

OEE = Disponibilidade X Performance X Qualidade

OEE = 0,7083 X 0,8452 X 0,9855

OEE = 58,99%

OEE de Classe Mundial

O OEE de classe mundial é utilizado como um benckmark pelas indústrias. Em estudos realizados, conclui-se que as empresas mais eficientes a nível mundial possuem os seguintes valores de OEE:

  • Disponibilidade – maior ou igual a 90%;
  • Performance – maior ou igual a 95%;
  • Qualidade – maior ou igual a 99,9%

Multiplicando os índices, chega-se a um OEE de 85%, que é considerado nível mundial. Estima-se que a maioria das empresas, o valor do OEE ronde os 60%, sendo assim ainda existe uma margem significativa de eficiência global para aperfeiçoar.