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Fa?a Kaizen quando as coisas v?o bem

Fa?a Kaizen quando as coisas v?o bem

Devemos nos preparar antecipadamente para trabalhar em épocas de economia fraca. Está é a verdadeira maneira de fazer Kaizen. O Kaizen deve ser aplicado quando as coisas estiverem indo bem ou quando a empresa for rentável, pois quando a empresa está pobre seus esforços para racionalizar e fazer melhorias se limitam devido a redução de pessoal.

Quando a sua empresa estiver em uma posição financeira muito dificil, mesmo que tente queimar a gordura para melhorar o deseempenho do negócio, isso não vai acontecer, pois não há gordura a ser queimada. Se estiver queimando o musculo, do qual você precisa, você não vai poder dizer que seus esforços em tornar-se enxuta estão tendo sucesso. O mais importante no kaizen é fazer o Kaizen quando o momento é bom, economia está forte e a empresa rentável.

A maneira de gerar lucro é melhorar o desempenho e o lucro do negócio por meio de esforços de redução de custos. Há um ditado que diz que “saco vazio não para em pé”. Ou seja, quando você estiver decadente não será capaz de ter boas idéias e de se ajudar. Quando você está pobre só tem pensamentos desesperados e bobos.

O Kaizen é um método de melhoria continua. Foi criado na década de 50, no Japão, quando esse país passava por uma grande dificuldade economica. Sua industria estava em um momento desastroso, com poucos recursos naturais, e se adaptando as novas leis trabalhistas criadas pós guerra. O japonês, Masaaki Imai, na época formada em relações interacionais pela universidade de Toquio, criou esse conceito que após se implementado pela primeira vez na Toyota, em 1986, ganhou o mundo.

No kaizen o mais importante é o recurso humano, independente da tecnologia e a quantidade de investimento a ser aplicado, a melhoria contínua vem de pessoas engajadas. Todas as pessoas podem contribuir para  melhorar seu ambiente de trabalho. O kaizen está ligado diretamente a mudanças. Sem mudanças não há melhoria. É sugerido que todos os dias, pelo menos uma melhoria seja feita.

Para isso é necessário muita atenção aos detalhes do dia a dia. Vamos conhecer os dez mandamentos do kaizen:

  1. O desperdicio é o inimigo numero um;
  2. Melhorias graduais realizadas continuamente;
  3. Todos na empresa precisam estar envolvidos, desde os gestores do topo até o pessoal de base;
  4. A estratégia deve ser barata. O aumento da produtividade deve ser feito sem investimentos significativos. Não se deve aplicar somas astronomicas em tecnologias
  5. Aplicar-se em qualquer lugar;
  6. Apoia-se em uma gestão visual. Numa total transparencia de procedimentos, processos e valores tornam os problemas e desperdicios visiveis aos olhos de todos;
  7. Focalizar atenção no local onde se cria realmente valor;
  8. Orienta-se para os processos;
  9. Dá prioridade as pessoas. Acredita que o esforço principal de melhoria deve vir de uma nova mentalidade e estilo de trabalho das pessoas. Orientação para qualidade, trabalho em equipe, cultivo da sabedoria, elevação da moral, autodisciplina, círculos de qualidadee prática de sugestões individuais ou de grupo;
  10. O lema essencial da aprendizagem organizacional é aprender fazendo.

Para se trabalhar com kaizen, são utilizadas as ferramentas da gestão Lean. Por exemplo: 5S’s, TPM, espinha de peixe, kanban, entre outras. As empresas que implementam o kaizen, ganham diferencial competitivo, por que transforma sua cultura produtiva, renova continuamento o compromisso dos funcionários, desenvolve profisionais que enxergam o que agrega ou não valor para a empresa, otimiza sua produção com menos desperdicios de recursos, tem resultados rápidos e evidentes.

O método kaizen é muito mais do que uma técnica de melhorias de produtos e processos. O kaizen se tornou uma filosofia, capaz de mudar a cultura de empresas e seus funcionários. Muito mais do que isso, o conceito de se preocupar com os detalhes do cotidiano e melhora-los. As pessoas que entendem a essencia do kaizen leva essa forma de pensar para a sua vida e sua familia.

Assim, o homem e suas empresas tem a possibilidade de melhorar a sociedade e diminuir impactos na natureza. Sem investir muito recurso financeiro, apenas com a mudança de hábito. Além disso, promove a motivação dos trabalhadores, que perecebem o quanto são capazes de fazer a diferença com pequenas ações. Principalmente, alcance na maior qualidade na utilização de um recurso tão importante para todos, o tempo.